quinta-feira, 10 de julho de 2008

la valse d'amélie

"a felicidade é o fim último em nossa existência, aquilo em relação a que todas as outras coisas são apenas meios, fins subalternos e provisórios, ao passo que ela é um fim absoluto e não é meio para nada mais”. (philippe van den bosch)

porque felicidade é o objetivo maior de todo ser humano, mas ninguém nunca soube explicar o que ela é. todo mundo sabe que é um estado de espírito, que são momentos felizes em que a gente sente que está completo, satisfeito, que os nossos desejos se realizaram. mas como é a felicidade? porque, até onde me diz respeito, o homem nunca se satisfez com nada. depois de alcançar a felicidade, sempre queremos mais.

eu quero mais.
e não é porque hoje eu estou feliz. nem estou, na verdade. me falta o pedaço-todo. hoje, só aquela felicidade não vai me ser suficiente. ela era, pra mim, só o meio pelo qual eu pretendo chegar no fim último da minha existência. e isso não depende só de mim. afinal de contas, de que adiantariam os joguinhos de amélie poulain se nino quincapoix não estivesse disposto a jogá-los?

se ele não estivesse disposto a se apaixonar? isso sim, seria triste. ah, e como seria...

Um comentário:

Serginho Tavares disse...

Se todos nós estivéssemos realizados plenamente o que faríamos de nossa existência se já tínhamos alcançado tudo?


te amo.

e sou feliz por isso.

beijos.